A pedagogia de projetos, inspirada nos caminhos pedagógicos voltados para a autonomia intelectual e compromisso social, cujo objetivo é construir experiências de aprendizagem significativas desde o início do processo de escolarização, tem como princípios:
a) Conquistar abertura para os conhecimentos e problemas que vão além do currículo básico de ensino;
b) Construir práticas pedagógicas que potencializem a autonomia e a responsabilidade social tanto nos/nas educandos(as) quanto nos demais agentes da comunidade educadora;
c) Vivenciar a experiência positiva do encontro com o outro na diversidade, aprendendo a mediar os conflitos de forma não violenta, com aporte da solidariedade e da empatia;
d) Desenvolver no/na educando(a) o senso de responsabilidade pelo seu aprendizado, capacitando-o (a) gradualmente a produzir conhecimentos significativos para seu desenvolvimento individual e coletivo;
e) Fortalecer o papel do/da educador(a) enquanto facilitador(a) e problematizador(a) das relações do/da educando(a) com o conhecimento, processo no qual também o/a educador(a) atua enquanto aprendiz;
f) Exercitar a escuta ativa, base para a construção de experiências significativas de aprendizagem com os/as educandos (as), desenvolvendo atitudes investigativas que potencializem a capacidade de aprender com as situações do mundo que os rodeia;
g) Estimular a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e ética para a pesquisa, comunicação e divulgação dos projetos;
h) Valorizar o/a educador(a) enquanto pesquisador(a) reflexivo(a) engajado(a) no seu processo de autoformação e formação coletiva com seu grupo de trabalho.
A pedagogia de projetos, assim entendida, aponta para uma nova maneira de representar o conhecimento, baseada na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para concepção das relações entre a vida dos/das educandos(as), educadores(as), famílias e o conhecimento.