É imprescindível o diálogo da escola com seu contexto, tornando-se um agente de transformação do território onde se insere. Atuamos pela ampliação de possibilidades dos espaços e tempos educativos, valorização dos saberes dos/das educandos (as), educadores (as), funcionários (as) e comunidade escolar, considerando a importância dos diversos saberes e que a educação se dá na vida, a partir das relações das pessoas umas com as outras.
O EHC deseja ser o propulsor de experiências educativas potencializadoras da consciência de que todos/todas somos educadores (as) e de que temos corresponsabilidade na educação das crianças e jovens.
Algumas das ações para a consolidação dessa comunidade educadora são:
a) Mapear geograficamente potenciais educadores (as) comunitários e suas habilidades na região;
b) Conceber processo de interação com a comunidade para diagnóstico das demandas que possam orientar projetos a serem desenvolvidos e aperfeiçoar outros em andamento;
c) Proporcionar uma tomada de consciência da comunidade em torno de seus problemas e também de suas riquezas materiais e imateriais;
d) Relacionar conteúdos curriculares com saberes locais, visualizando e aplicando conhecimentos de maneira inter e transdisciplinar;
e) Incentivar e colaborar na elaboração de projetos educativos a partir dos conteúdos curriculares, dos interesses dos/das estudantes e educadores (as) e das necessidades da comunidade;
f) Incentivar a concepção de canais de diálogo entre comunidade e escola, através de ações como mutirões de trabalho coletivo e outros possíveis espaços de diálogo a serem concebidos, de acordo com as demandas;
i) Incentivar a apropriação pela comunidade de resultados (materiais ou imateriais) elaborados a partir dos projetos, de maneira que se tornem tecnologias para o desenvolvimento local.