Em março de 2020 fomos surpreendidos com a pandemia causada pela COVID 19, em que as organizações de saúde no mundo todo preocupadas em zelar e cuidar da vida orientaram o distanciamento social como medida de segurança.
Assim, o Educandário parou de funcionar presencialmente juntamente com todas as outras escolas do estado de Goiás e passou a ter suas atividades realizadas a distância, seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/GO) e construindo uma nova escola, nos adaptando às necessidades que o novo momento exigia.
Em um primeiro momento achamos que seria impossível em nosso contexto realizarmos atividades não presenciais com a escola toda, mas após muitas conversas entre gestão, educadores (as), com a tutora da escola, com gestores de Goiânia e da Coordenação Regional de Educação de Planaltina, percebemos que seria possível sim com muita criatividade, amorosidade e principalmente com o apoio da comunidade.
A realidade de nossa comunidade – de baixo acesso à internet, pouca escolarização de familiares e longas distâncias é parecida com a de muitas escolas públicas de Goiás, que buscaram soluções a partir de suas realidades.
Foi concebido assim um plano que envolveu entre suas ações principais:
– distribuição de materiais de estudo para os/as estudantes com e sem acesso à internet;
– produção de planos de estudos;
– distribuição de materiais escolares, gibis, livros, brinquedos, atividades artísticas e lúdicas;
– campanha e distribuição de cestas básicas para as famílias que mais precisaram de ajuda
– encontros online com secretaria de educação, educadores (as) e familiares.
– criação de grupos de whats app de cada turma para diálogo e troca de materiais de estudo;
– entrega de atividades impressas para todos/todas estudantes sem acesso à internet;
– visitas dos/das educadores (as) aos/às estudantes com maior dificuldade em acompanhar as atividades;
– avaliações online e presenciais.
Os/as estudantes enviaram fotos de suas atividades para os/as educadores (as), realizaram encontros de estudos online em grupo ou individualmente com os/as educadores (as).
Todos os arquivos produzidos pelos/pelas educadores (as) e estudantes foram organizadas em um arquivo do GoogleDrive facilitando o acesso e a organização dos documentos.
Os planos de estudos foram realizados, o máximo possível, em diálogo com os temas dos projetos de turma e valorizando ações que pudessem envolver as famílias, instigando as crianças e jovens a observarem os aprendizados possíveis em suas casas e com suas famílias como fazer uma receita juntos, observações de crescimento de plantas, observação das estrelas, entrevistas e tantas outras possibilidades para que os alunos (as) não ficassem ociosos em casa e para que apoiássemos a comunidade na busca do conhecimento e na vivência desse período histórico que gerou tanta insegurança.
Foram realizados roteiros de estudo interdisciplinares sobre a pandemia e diversas campanhas de conscientização sobre as medidas de segurança.
O trabalho exigiu muita criatividade, abertura para o novo, atenção, organização e cuidado.
Foi um grande desafio em diversos aspectos, dos quais destacamos:
– diversas dificuldades para as famílias acompanharem o estudo dos/das estudantes como baixa escolarização e pouco tempo disponível;
– crise social em que os/as estudantes mais velhos precisaram trabalhar para ajudar na sustentação econômica da casa ou cuidando dos/das irmãos/irmãs mais novos/novas para os responsáveis trabalharem;
– crise social que afetou o acesso à alimentação em algumas famílias;
– baixo acesso às tecnologias de qualidade (internet, celular, computador);
– desestímulo aos estudos por parte dos/das jovens;
– crise social que gerou aumento das violências doméstica e familiar.
Dentre as possibilidades salientamos:
– aproximação com as famílias;
– reorganização do espaço e das atividades escolares para continuar atendendo aos/às estudantes de maneira acolhedora, humanizada sem perder o olhar para a biosegurança;
– acolhimento das demandas psicológicas dos/das estudantes através de rede de psicólogos parceiros da escola e apoiadores do Mofra subsidiando alguns tratamentos;
– atendimento às demandas alimentares das famílias com distribuição de cestas básicas, em grande parte financiada por apoiadores do Mofra;
– atendimento individualizado para cada estudante por parte dos/das educadores (as);
– estudos, reflexões e planejamentos coletivos da equipe de educadores (as) buscando superar desafios e continuar o caminho delineado pelo Projeto Político Pedagógico.
A escola funcionou de acordo com o Regime de Aulas Não Presenciais até o final de 2021, realizando adequações periódicas para atender melhor as necessidades dos/das estudantes. No 2º semestre de 2021 a escola funcionou em modelo híbrido com atividades presenciais e online.