Dispositivos Pedagógicos

Atividades realizadas em Dia do Brincar, Grupos de Responsabilidade, Aprender Fazendo e Projeto de Turma

Tutoria

O/a educador (a) tutor (a) acompanha uma turma de educandos (as) para investigar, acolher e potencializar as aprendizagens, apoiando e colaborando com o desenvolvimento do/a educando (a) tanto no campo cognitivo quanto no emocional. É um dispositivo que possibilita uma revisão do papel do/a educador (a) ao potencializar a atenção às singularidades.

Registro de aprendizagem

Os/as educandos (as), ao final de cada dia (Fundamental I) ou de uma sequência de atividades (Fundamental II e Médio), registram o que aprenderam tanto no campo dos conhecimentos curriculares quanto em outros campos de saberes cognitivos e relacionais. Os/As educandos (as) podem se expressar por meio de desenhos, poemas, diários, histórias, relatos ou outra forma de expressão que considerarem mais adequada.

Esses registros podem compor um portfólio, que funciona como documentação pedagógica, para os/as educadores (as) e familiares acompanharem o desenvolvimento de elaboração conceitual e também síntese de cada educando (a), sendo também uma forma de autoavaliação contínua. Além disso, o registro incentiva o/a educador (a) a planejar de acordo com os interesses e desenvolvimento de aprendizagem dos/as educandos (as).

Grupos de Responsabilidade

As turmas são divididas em áreas de gestão como biblioteca, comunicação e limpeza; e, junto com o/a educador (a) buscam soluções de problemas, dividem tarefas, pesquisam e desenvolvem ações de melhoria para aquela área. Os grupos colaboram para uma gestão mais participativa, ampliando o sentimento de pertencimento e cuidado com a escola e o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. Este é um dispositivo que foi criado pelo Projeto Âncora e que foi adaptado às demandas do EHC.

Dia do Brincar

Este dispositivo passou a fazer parte do calendário escolar a partir da participação do EHC nas atividades da Semana Mundial do Brincar, em 2018, proposta concebida pela Aliança pela Infância (http://aliancapelainfancia.org.br) para disseminar a importância do brincar em países de todos os continentes. A escola convida a comunidade e os parceiros para resgatar brincadeiras e promover um dia de encontro intergeracional.

Projeto de turma

Cada turma desenvolve um projeto coletivo que proporciona a aproximação dos/as educandos (as) de conceitos científicos, pesquisas e coletas de dados. A escolha do tema é feita após o levantamento e apresentação dos temas de interesse dos/as educandos (as). O tema deve se voltar para potencializar a comunidade, proporcionando relações de colaboração entre escola e comunidade, atendendo demandas sociais, políticas, afetivas, econômicas e/ou ecológicas da comunidade.

Mutirão

A comunidade é convidada a cuidar das demandas físicas da escola, um dia de trocas de aprendizados, colaboração e que amplia o sentimento de pertencimento.

Aprender Fazendo

Um dia de trocas de saberes em que voluntários (as) da comunidade, educadores (as) e educandos (as) proporcionam oficinas práticas em várias áreas como por exemplo: crochê, desenho, culinária, costura e cinema. A inspiração se uniu à fundamentação teórica de John Dewey (2007) que elaborou os conceitos de aprender fazendo, aprender pela vida e para a democracia.