Os/as estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Buscar-se-á o fortalecimento da autonomia dos/das educandos (as) pela oferta de condições e ferramentas para que possam acessar e interagir criticamente com diferentes saberes e fontes de informação.
Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias e do crescente acesso a elas, os/as estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, como consumidores (as) e protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática de atuação social. O Educandário Humberto de Campos desenvolverá práticas de reflexão e atuação dos/das educandos (as) nessa realidade.
Considerando o compromisso da escola de propiciar uma formação integral baseada nos direitos humanos e nos princípios democráticos, é preciso considerar a necessidade de continuar o processo de desnaturalização das diversas formas de violência, iniciado nas etapas anteriores da educação básica, agora alcançando níveis de maior aprofundamento teórico e crítico, incentivando uma práxis de diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola.