Etapas de Ensino

Sala da Casa da Criança e atividades desenvolvidas em ambientes externos

Educação Infantil (Casa da Criança)

Alinhada à concepção que vincula educar e cuidar, o EHC acolhe as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente familiar e comunitário, articulando-os em suas propostas pedagógicas. Objetivamos a ampliação do universo de experiências, conhecimentos e aprendizagens das crianças, diversificando e consolidando novas leituras de mundo, socialização, autonomia e comunicação, atuando de maneira complementar à educação familiar.

O espaço da Casa da Criança, centrado na proposta do acolhimento amoroso e do cuidado, oportuniza tais aprendizagens de forma espontânea e lúdica; a experimentação e a exploração naturais, próprias à fase infantil, de forma segura, alegre e prazerosa.

O conhecer a si, ao outro, à natureza e à cultura são elementos indissociáveis na nossa prática.

Crianças realizando atividades de arte e de língua portuguesa

Ensino Fundamental I

Ao valorizar situações lúdicas de aprendizagem, a proposta pedagógica, intenciona uma articulação das vivências na Educação Infantil a novas possibilidades de ler o mundo e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Introduzidos, agora, num universo de múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, iniciam a participação no universo do letramento e da construção de novas aprendizagens na escola e para além dela.

O trabalho é desenvolvido através de pesquisas e projetos, em que os/as educandos (as) aprendem pouco a pouco a traçar seu próprio caminho no conhecimento. Parte-se da curiosidade das crianças. Ao aprenderem a fazer seu roteiro de perguntas sobre o que desejam saber, seja um roteiro falado, escrito ou desenhado e nos momentos em que há outras crianças interessadas pelo mesmo tema, elas poderão pesquisar juntas, sempre orientadas e acompanhadas pelo/pela educador (as). As crianças terão oportunidade de realizar atividades externas e aulas-passeio, buscando incentivar a apropriação do conhecimento de maneira contextualizada.

Equipe de futebol feminino e jovens realizando pesquisa na biblioteca Espaço Luz Tia Romilda

Ensino Fundamental II

Os/as estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Buscar-se-á o fortalecimento da autonomia dos/das educandos (as) pela oferta de condições e ferramentas para que possam acessar e interagir criticamente com diferentes saberes e fontes de informação.

Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias e do crescente acesso a elas, os/as estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, como consumidores (as) e protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática de atuação social. O Educandário Humberto de Campos desenvolverá práticas de reflexão e atuação dos/das educandos (as) nessa realidade.

Considerando o compromisso da escola de propiciar uma formação integral baseada nos direitos humanos e nos princípios democráticos, é preciso considerar a necessidade de continuar o processo de desnaturalização das diversas formas de violência, iniciado nas etapas anteriores da educação básica, agora alcançando níveis de maior aprofundamento teórico e crítico, incentivando uma práxis  de diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola.

Ensino Médio reunido para escolha do tema na Olimpíada de Humanidades

Ensino Médio

O EHC visa assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita a cada um definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos. Para atingir essa finalidade, é necessário, em primeiro lugar, assumir a firme convicção de que todos/as os/as estudantes podem aprender e alcançar seus objetivos, independentemente de suas características pessoais, seus percursos, suas histórias e buscar:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do/da educando(a), para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do/da educando(a) como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Busca-se o desenvolvimento de competências que possibilitem aos/às estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, criando possibilidades para viabilizar seu projeto de vida e continuar aprendendo, de modo a serem capazes de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

Estudante compartilhando seus saberes em feira de conhecimentos realizada na escola

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens e adultos, proporcionando certificação  correspondente ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Busca colaborar com o desenvolvimento sustentável, tornar a vida de todos e todas mais viável e digna e, ainda, promover melhoria do acesso ao trabalho e à cidadania.

É adotada a Metodologia da Pedagogia da Alternância que prevê tempos na escola e tempos na comunidade com o desenvolvimento de projetos que colaborem para o desenvolvimento de suas famílias e da localidade onde vivem. Nesta experiência, cada educando(a) assume o papel de protagonista do seu processo de aprendizagem.

A proposta pedagógica se orientará também pela Pedagogia de Projetos, a partir de eixo temático e/ou tema gerador, que compreende o processo de desenvolvimento do conhecimento por meio de sensibilizações, investigações, análises, reflexões que envolvam a realidade social e os saberes dos/das educandos(as).