Partindo das características centrais dos princípios pedagógicos, as formações buscam construir a autonomia de aprendizagem dos/das educadores(as) com práticas de formação dialógicas. As práticas são realizadas por meio da interação entre eles/elas e a procura por temas de estudo que estejam intimamente vinculadas ao projeto pedagógico.
Os encontros são chamados de círculos pedagógicos, o nome tem a intenção de dar um novo significado para estes encontros para serem compreendidos como momentos em que todos (as) são responsáveis e que todos (as) podem se expressar para o crescimento do coletivo.
A valorização do tempo de troca entre os/as educadores(as), para a concepção de estratégias de superação das dificuldades e avaliação continuada das ações, reforça a compreensão de que a constituição de uma comunidade educadora é um processo contínuo. Não se trata apenas de criar uma educação que se baseia na aprendizagem ativa. Trata-se de investir na sua manutenção, no seu crescimento, na constante redefinição de objetivos, de (re)orientações e no fortalecimento dos laços entre os membros. O esforço de aprender em coletivo fortalece a vivência de valores como solidariedade, respeito ao próximo, fraternidade, bem como o reconhecimento da igualdade de direitos e oferta de oportunidades comuns.
O EHC realiza formações também em parceria com outras instituições, periódica ou esporadicamente, além de maneiras criativas de formação, como a participação em eventos, a realização de congressos e seminários e vivências em escolas transformadoras.