Gestão Participativa

Estudantes participando de decisões da escola através dos grupos de responsabilidade

Pela democratização da vida escolar, buscando superar a individualização da direção da escola e elevar o grau de participação e de responsabilidade da comunidade escolar a administração do EHC se organiza a partir de um conselho gestor.

O Conselho Gestor é composto por: Direção, Secretaria, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Administração, Coordenação de Finanças, Gestão de Infraestrutura, Coordenação de Alimentação, Coletivo de Educadores, Coletivo de Familiares ou Responsáveis Pelos/as Educandos (as) e Coordenação de Vínculos Comunitários. As decisões são tomadas prioritariamente por consenso.

Entre suas atribuições estão:

a) baixar resoluções sobre qualquer assunto educacional, pedagógico, administrativo ou que esteja relacionado à comunidade escolar;

b) apreciar as sugestões, reivindicações, reclamações individuais de qualquer membro da comunidade escolar;

c) elaborar e aprovar o Regimento Interno e zelar pela execução do Projeto Político Pedagógico;

d) cuidar para que se proporcione aos/às educandos(as) a aprendizagem dos conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como o lúdico, as artes, a sociabilidade, a convivência fraterna, o amor a natureza, a si mesmos, à vida e a Deus, tornando-se cidadãos/cidadãs dignos e respeitáveis.

A gestão participativa envolve também:

– Conselhos de Classe: os/as educadores (as) levantam os pontos fortes e os pontos a melhorar em cada turma e é feito um plano de ação individual para os/as educandos (as) com maiores demandas de desenvolvimento;

– Círculos com Educandos (as): gestão e coordenação pedagógica realizam uma avaliação da escola junto com as turmas;

– Círculos com Familiares: tem como objetivo refletir sobre os principais desafios da escola e conceber soluções junto com os familiares;

– Círculos com Educadores (as): são realizados para uma ampla auto avaliação e avaliação dos dispositivos da escola, buscando manter um contínuo processo de avaliação e transformação das práticas educativas em coerência com o projeto político pedagógico.