O projeto faz parte do permanente processo formativo dos/das educadores (as) do EHC visando a melhoria de suas capacidades técnicas, a execução do projeto educativo da escola, a divulgação e fortalecimento de práticas pedagógicas transformadoras na região da Chapada dos Veadeiros.
Em 2019 todos/todas educadores (as) vivenciaram, ao longo de uma semana, a rotina de uma escola transformadora.
A partir de uma lista de escolas transformadoras com perfis próximos ao EHC, os/as educadores (as) escolheram a escolas que gostariam de conhecer.
Entramos em contato com as escolas, buscamos apoiadores para as passagens aéreas, traslados e hospedagens e, pouco a pouco, a organização e logística foi dando certo com apoio de muitas pessoas. A primeira viagem aconteceu no final de março e a última no início de agosto de 2019.
Em duplas ou trios, cada grupo de educadores teve a oportunidade de conhecer propostas pedagógicas em grande parte do país. Os educadores viajaram com um “diário de bordo”, um caderno recheado de perguntas instigantes para inspirarem a busca de informações em cada vivência.
Participaram do projeto as escolas:
• Escola Nossa Senhora do Carmo (Bananeiras – PB),
• Escola Luiza Mahin (Salvador – BA),
• Escola Amorim Lima (São Paulo – SP),
• CIEJA Campo Limpo (São Paulo – SP),
• Escola Gabriel Prestes (São Paulo – SP),
• Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA (Glória do Goitá – PE),
• Escola Alan Pinho Tabosa (Pentecoste – CE),
• Escola Waldir Garcia (Manaus – AM),
• Escola Vila Verde (Alto Paraíso de Goiás – GO) e
• Escola do Parque da Cidade Promoção Educativa do Menor – PROEM (Brasília – DF).
Praticamente em todas as semanas, entre abril e agosto, havia educadores viajando, mas o Educandário não poderia parar. Todas as aulas foram substituídas por outros educadores, de maneira que os/as educandos (as) não fossem prejudicados e também compreendessem o que estava sendo realizado.
Ao retornarem, os/as educadores (as) compartilharam com os/as colegas as vivências e, ao final de junho, tivemos um dia para partilhar as ações pedagógicas inspiradoras e traçarmos um pré plano de ação de como tais inspirações poderiam ser aplicadas no Educandário. Neste dia, contamos com a presença da gestora da Escola Nossa Senhora do Carmo, Leila Rocha Sarmento Coelho, e de nossa orientadora pedagógica, Carol Florêncio, que ajudaram muito a refletirmos sobre nossa própria caminhada.
Em outra etapa deste processo, foi realizado, entre os dias 23 e 24 de agosto de 2019, um Seminário com a presença de mais de 100 pessoas. Com ele, o Educandário deu continuidade aos aprendizados do Intercâmbio, compartilhando os saberes não só com a comunidade escolar, mas também com a comunidade da cidade e região.
No Seminário Educador Transformador, os relatos foram feitos em quatro mesas temáticas: afetividade, aprendizagem ativa, multiculturalidade e comunidade educadora. Foram temas de discussão: respeito e cuidado com as individualidades, olhar atencioso para a realidade, concepções de infância, roteiros de aprendizagem e tutoria, educação popular, escola e natureza, a escola enquanto espaço de resistência, como dialogar com contextos violentos e desfavoráveis, projetos que nascem do sonho de uma comunidade, concepções políticas de sujeito, entre outros.
Os/as professores (as) do Educandário também proporcionaram aos participantes oficinas práticas de: círculos de paz, passaporte da leitura, cantinhos de aprendizagem na infância, sarau literário, trabalho com a mandala da vida sobre saúde emocional, ritmos africanos e teatro fórum, dinâmicas de cuidado e apropriação dos espaços escolares, além de uma roda de conversa sobre como a escola pode lidar com alunos especiais.
Para finalizar este primeiro processo do Intercâmbio, foi produzido o livro “Educador Transformador”, em que os/as educadores(as) que participaram do projeto escreveram textos relatando suas vivências em cada escola, a fim de materializar e compartilhar – com um grupo ainda maior de pessoas – todos os aprendizados do percurso.
O livro foi editado voluntariamente por José Malta Fontes Neto (SWA Instituto) e contou com ilustrações da artista plástica Nádia Moya.
O livro físico está disponível para compra no link:
http://www.swainstituto.com.br/educadortransformador/index.html#page-3
O livro digital está disponível para download gratuito:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR5t9VO1Gb10q69aw0EUkPMAdctcWLeZDotZbdvUWqlfvvNg/viewform