Uma Jornada pelo PPP do EHC

Breve Histórico

Em 2016, iniciou-se um processo de transformação educativa no Educandário Humberto de Campos (EHC), localizado em Alto Paraíso de Goiás. Este movimento foi impulsionado pela elaboração de uma proposta para a Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Posteriormente, capitaneado pela incansável fraternista Valéria Ferreira e o grupo PRÓ-EHC, foi engendrada a base conceitual do atual Projeto Político-Pedagógico (PPP) do EHC que também bebeu da pedagogia espírita, além das contribuições das perspectivas de educação do campo, arte-educação e das pesquisas educacionais de Alessandra Marques Possebon para sua tese de doutoramento.

Objetivos e Princípios Fundamentais

O PPP do Educandário Humberto de Campos foi construído sobre o ideal de formar plenamente os educandos, integrando suas dimensões intelectual, pessoal, moral e social. Nossa visão é a de uma Comunidade Educadora, onde todos – educadores, estudantes, famílias e comunidade – participam ativamente do processo educacional. Acreditamos que a educação deve ser inclusiva, democrática e pautada em valores como respeito, responsabilidade, honestidade, solidariedade, afetividade, empatia e sustentabilidade.

A Importância da Educação do Campo

A Educação do Campo é um eixo central do nosso PPP. Ela reconhece a especificidade do contexto do campo e busca oferecer uma educação que dialogue com a realidade dos educandos, respeitando seus tempos, ritmos e saberes. No Educandário Humberto de Campos, a Educação do Campo se materializa através de práticas pedagógicas que valorizam a agricultura sustentável, a cultura local e a participação comunitária. Este enfoque promove a aprendizagem significativa e fortalece a identidade e a autonomia dos estudantes.

Transformações Pedagógicas

As transformações pedagógicas implementadas a partir de 2016 envolveram a capacitação de educadores e a adoção da pedagogia de projetos. A proposta de uma “Comunidade Educadora” foi central para o novo PPP, enfatizando a importância de integrar a educação com a vida comunitária. Esta abordagem buscou superar a visão convencional de educação restrita às salas de aula, promovendo um envolvimento mais amplo dos espaços comunitários e ambientes ao ar livre .

Contribuições Acadêmicas e Comunitárias

A tese de Alessandra Marques, que explora a dialética do educar e as práticas educativas transformadoras no EHC, foi fundamental para a consolidação do projeto educativo. Em 2017, educadores do EHC participaram de formações e visitas a projetos educacionais transformadores, como o Projeto Âncora em Cotia-SP, enriquecendo as práticas pedagógicas com novas perspectivas e métodos .

Desafios e Adaptações

A implementação do PPP enfrentou desafios significativos, especialmente no que diz respeito à comunicação e engajamento com a comunidade local. A gestão participativa e a formação contínua dos educadores foram essenciais para superar as adversidades e consolidar a proposta pedagógica. A introdução de atividades interdisciplinares e a promoção de projetos de arte-educação, sustentabilidade e práticas corporais foram algumas das estratégias adotadas para aproximar a prática educativa das bases teóricas do PPP .

Apesar das contradições e desafios, o PPP do EHC continua a evoluir, mantendo-se fiel aos princípios de educação integral, respeito aos saberes locais e desenvolvimento comunitário. A meta é formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU .