Transformação e Renovação na Biblioteca Tia Romilda

A Biblioteca do Educandário Humberto de Campos sempre foi um pilar cultural em nossa comunidade rural, ofertando um vasto e diversificado acervo. Com o passar do tempo, desafios emergiram, especialmente relacionados à manutenção de um espaço tão amplo e à conservação dos livros, afetados pela umidade.

Em 2018, iniciamos um projeto de reestruturação. A decisão de reduzir o tamanho da biblioteca foi tomada para acomodar adequadamente os livros didáticos em novos espaços como as salas de aula e a Sala 13, equipadas com armários apropriados. Esse movimento preservou a saúde da nossa comunidade educativa e também otimizou o uso do espaço.

Durante 2019, o Espaço Luz passou por uma renovação completa, que incluiu a modernização de infraestruturas essenciais, como um novo contrapiso e piso, instalações elétricas totalmente novas, forro novo, nova iluminação, além da instalação de um novo sistema de alarme. Após esse processo a biblioteca foi rebatizada como Espaço Luz Tia Romilda, um tributo a figuras icônicas da nossa comunidade, que estiveram inclusive presentes à reinauguração em 2019 (Tia Romilda, Tio Andalécio e Lívia).

Foto: Sérgio Makari

Fabiano, nosso bibliotecário voluntário, iniciou seu trabalho voluntário na biblioteca há quatro anos, logo após se aposentar e trouxe um novo olhar para a organização dos livros. Com seu esforço, foi facilitado o acesso aos livros, que agora estão mais aglutinados por temas e autores, tornando a biblioteca um espaço ainda mais acolhedor e funcional. Ele observou também que o Espaço Luz Tia Romilda possuía muitos livros de temas pouco comuns em outras bibliotecas, como parapsicologia, ufologia e gastronomia, incluindo livros de dietas e receitas.

Assim, promoveu uma reorganização do acervo, separando os livros por áreas mais específicas como medicina e enfermagem, e também por religião, organizando títulos evangélicos, espíritas, entre outros. Além disso, ele etiquetou os livros com os nomes dos autores para facilitar o acesso. Fabiano considera que esta reorganização facilitará significativamente a busca dos usuários por materiais específicos na biblioteca.