O turismo de base comunitária fomenta uma nova lógica turística que possibilite, ao mesmo tempo, geração de renda, respeito ao modo de vida local, ao meio ambiente e a consolidação da luta em defesa do território tradicional, proporcionando experiências singulares aos viajantes dentro de comunidades guiadas pelo intercâmbio de saberes com o povo de cada lugar.
Já o volunturismo é uma viagem de turismo, mas que conta com o trabalho voluntário também.
O volunturista atua em uma causa importante, como, por exemplo: educação, saúde, alimentação, conservação do meio ambiente, acesso à água ou muitas outras.
Além da visita aos pontos turísticos, o viajante também vive o dia-a-dia das comunidades locais, ganhando assim muitos aprendizados para seu crescimento pessoal e o valor pago por uma Expedição de Volunturismo cobre diversos custos, tais como hospedagens, refeições, transportes terrestres e fluviais, seguro viagem, atividades turísticas, impostos, salários entre outros com o compromisso de se remunerar de forma justa toda a cadeia de profissionais envolvidos na experiência.
O EHC, ao longo de 2022, recebeu a visita de um grupo de turistas participantes das Expedições Chapada dos Veadeiros Vivalá @somosvivala que se hospedou pontualmente na Cidade da Fraternidade e visitou a comunidade. Foram recebidos na escola e colaboraram com algum trabalho, sobretudo, ligado à horta do EHC. Em 2023, a Vivalá está iniciando a Expedição Chapada dos Veadeiros de Volunturismo em Educação Auxiliar e Educação – Oficinas no EHC, além da proposta de Volunturismo em Meio Ambiente em uma agrofloresta familiar no Sítio Encanto das Flores.
Nessas Expedições, o volunturista irá colaborar, durante quatro períodos, no EHC nas seguintes áreas:
Oficinas extracurriculares para os alunos do Educandário em: Cinema, Produção Audiovisual, Design e Arte Digital, Desenho/Artes Plásticas e Empreendedorismo;
Auxiliar de turma e/ou acompanhante de crianças com dificuldade de aprendizado.
Além disso, o volunturista participará de uma apresentação da comunidade, curtirá um pôr do Sol no Mirante da Caixa D´Água, além de ter tempos destinados a descansar e interagir com a comunidade e ainda conhecer alguns pontos turísticos locais.