1. Histórico das Ações Sustentáveis na Escola e Comunidade
Ao longo dos anos, o Educandário Humberto de Campos e a comunidade Cidade da Fraternidade desenvolveram várias ações voltadas para melhorar a gestão de resíduos na comunidade.
No âmbito da II Olimpíada de Humanidades, em 2018, foi trabalhado esse tema e até mesmo a atividade da culminância, na forma de uma Cavalgada, focalizou nessa temática. Nesse sentido, houve esforços de recolhimento de lixo nas estradas, durante diversos dias que focalizavam a educação ambiental.
2. Início do Projeto de Gestão de Resíduos
Naquele momento, o Conselho Comunitário estava muito ativo, especialmente em relação ao problema do local onde se queimava o lixo da comunidade. Ali, surgiu uma proposta para os moradores apresentarem projetos que beneficiassem a comunidade, envolvendo eventos anteriores ou iniciativas novas. Nossa sugestão foi separar resíduos orgânicos em casa e encaminhá-los para Alto Paraíso.
Inicialmente, cada família separaria os resíduos, e quem pudesse, os levaria de carro. Para quem não tinha essa possibilidade, organizamos um local próximo à área coletiva, onde podiam depositar os resíduos para que, uma vez por semana, fossem levados de carro também.
Começamos a conscientização visitando residências, promovendo várias reuniões no Conselho e realizando uma reunião virtual com Luís, da Recicle Alto, que explicou sobre reciclagem e educação ambiental. Além disso, dialogamos com Cris, do Coletivo Permacultural, vereadora, para pensar em soluções para resíduos não recicláveis, um desafio pendente.
3. Implementações na Escola e Formações Iniciais
Esse foi o primeiro passo: conscientizar a comunidade. Posteriormente, foi aprovada a proposta no Conselho Comunitário para implementar oficialmente o projeto na Cidade da Fraternidade.
No início do ano, conversamos com a direção da escola, alinhando a ideia aos valores e projetos escolares. Utilizamos fundos provenientes do lucro do livro “Educador Transformador” para adquirir e instalar lixeiras na escola, além de implementar a separação de lixo na cozinha. Investimos esse dinheiro, que já pertencia ao Educandário.
Iniciamos com ações ambientais, capacitando os professores e desenvolvendo atividades em sala de aula. Também implementamos a substituição de materiais nocivos, como TNT, EVA e glitter, proibindo seu uso na escola, o que foi bem recebido pelas professoras.
4. Desenvolvimentos em 2023 e Perspectivas para 2024
Em 2023, demos continuidade ao processo com visitas à RecicleAlto para os professores, mantendo a parceria com a Ivonete e com a Jamile, realizando formações para os estudantes. Luiz ministrou palestras para o Fundamental II e para o Ensino Médio, e seguimos com o processo de reciclagem. No ano anterior, implantamos o minhocário e a composteira, supervisionados pelo Ensino Médio como laboratórios, um início em relação aos orgânicos. Houve oficinas para os professores sobre uso de materiais alternativos e uma consolidação do uso de materiais recicláveis na decoração da escola.
5. Projetos Futuros e Ampliação das Ações Educativas
Para o futuro, planejamos que todas as famílias separem o orgânico, tenham composteiras, transformem o espaço em um ambiente educativo mantido pelos estudantes, estabelecendo pontos de coleta pelo Assentamento e criando um local de reciclagem para que as pessoas possam trocar pela moeda solidária criada pela RecicleAlto e que pode ser utilizada em diversos comércios do município.
Já estamos em processo de construção desse espaço, discutido com a coordenação da comunidade Cidade da Fraternidade. Continuaremos com ações educativas, buscando transformações e promovendo uma reeducação constante. O IPEARTES tem sido um parceiro crucial na educação ambiental escolar, trazendo dinâmicas que abordam a questão dos resíduos, além das reflexões proporcionadas pela Olimpíada de Humanidades.