Programa Mundo Profissional e Entrevistas

Breve Histórico

A preocupação com a questão do futuro encaminhamento dos adolescentes e jovens egressos do EHC é uma questão antiga e que, entre outras ações, provocou o surgimento da Casa do Estudante em Brasília-DF – local na SGAN, 909, que acolhia ex-estudantes do Educandário que pretendiam fazer o Ensino Médio e cursar faculdade antes do surgimento do mesmo em nosso território.

O EHC teve sua primeira turma formada no Ensino Médio em 2010, uma conquista recente em sua história. Em 2014, teve pontualmente uma Feira de Profissões que movimentou todo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio com uma ampla gama de atividades de orientação vocacional. No contra turno, a pedido de alguns educandos, sempre houve ações esporádicas de aulas preparatórias para o ENEM, o convite para antigos alunos falarem sobre suas experiências profissionais, um apoio para as inscrições no ENEM, no PAS/UnB e a organização de viagens pedagógicas para IES (Instituições de Ensino Superior) públicas, como a realizada à Feira de Profissões da UFG em Goiânia no primeiro semestre de 2019. Ainda durante a pandemia, foram lançados vários vídeos, no canal de Youtube do EHC, com profissionais falando sobre suas profissões no Projeto Mês das Profissões: https://studio.youtube.com/playlist/PLuABm7nvjDTWcIU55eibSMt1UOgO2eZVs/edit

O Surgimento do Programa Mundo Profissional e seu Plano de Ação Inicial

Em 2022, após o retorno presencial pleno dos educandos, depois do período pandêmico à distância, ocorre que houve uma movimentação docente e gestora para que houvesse uma sistematização e uma continuidade no apoio possível do EHC ao desenvolvimento inicial profissional de seus estudantes, sobretudo do Ensino Médio, com algumas ações podendo iniciar também com as turmas finais do Ensino Fundamental II. Eis que surgiu o Programa Mundo Profissional à época desenhado com o seguinte Plano de Ação:

AçãoDataResponsável
Mapear informações básicas sobre ENEM/ vestibular UnB FIES/SISU/PAS/ Cotas/Bolsas / Assistência Estudantil / Iniciação Científica/ Estágio / Projeto de Extensão/ – Tipos de cursos e formação:  Bacharel/licenciatura/técnico/tecnólogo Graduação/pós-graduação Lato sensu: especializações Stricto sensu: Mestrado/Doutorado Concurso público – o que é preciso e como funciona? Carreira MIlitar ….  tratar da importância de ter acesso a bolsas estudantis  … resgatar informações levantadas pelo Sat com estudantes do Ensino Médio em 2019Verificar (março/abril)  Lê / Stephany
1o Encontro com estudantes (aplicação de questionário para levantamento de dados)  Verificar (abril)Lê / João / Stephany (durante a aula de projeto de vida)
Ações com estudantes para ampliar acesso às informações e atender as demandas levantadas no questionárioConstruir cronograma de açõesLê / João/ profs
Criação de acordo com demanda do Cursinho EHC Cursinho colaborativo- estudo coletivo   https://medium.com/oniversidade/9-dicas-para-criar-um-poderoso-grupo-de-aprendizagem-livre-em-qualquer-%C3%A1rea-do-conhecimento-b-4ff8238f862d (Plataforma digital Proenem, Descomplica ou outras / encontros tira dúvidas com profs voluntários / aulas especiais com profs convidados – Alto, Mofra… / simulados)Construir cronogramaLê / João/ Profs voluntários
Estudo de idiomas para Vestibular ( programa voluntário a distância/ cursos online/ plataforma)Buscar parceriasLê / João/ Profs
Criação do programa jovem empreendedor do campo cooperativismo e cooperativa-escola   (Trazer propostas de empreendedorismo no campo  – startup – aproveitando os parceiros, SEBRAE, EMPRAPA, Rede Pouso Alto).Buscar ParceriasJoão ( EMBRAPA e REDE P.A. Lelê (SEBRAE) / Stephany (SENAR (Cursos online – verificar idade)
Rodas de conversa com ex-estudantes EHC que fazem ou fizeram universidade  ( Nathalia França / Guilherme Victor – Agronegócio/ Isabela/ Artur França/ Sabrina/ Carolaine -enfermagem/ Guilherme Ed.fisica/ Claudileia – Eng. Florestal / João Lucas- Doutorado Fitopatologia-Agronomia/  Bruno – Direito / Anne Kreling – Fisioterapia)  Verificar (junho/agosto)Lê / João / Profs
Visitas à UNB/UFG/UEG/ IF …. Fazenda Água Limpa UNB – FAL (cursos de Agronomia e Veterinária) (para visitar UNB ciclo vacinal completo)    2º semestre (Fazer cronograma)Lê / João / Apoiadores
Incentivo e apoio às inscrições  Conceber Cronograma incluir – isenção ENEM / PAS I UnBelaborar calendárioLê / João / Profs
Pesquisa ex estudantes EHC no site (manter contato, fortalecer os laços)Abril em diante
Colocar estudantes em contato com profissionais da área que ele/a pretende atuarAbril em dianteLê, João e Profs interessados
Verificar como tirar RGa partir de maioLê, Stephany
Avaliação continuada retomando perguntas como “o que você conhece sobre o mundo universitário?” final 2o semestreSugestão Adri
Elaboração de currículo2o semestreMaterial de Orientação Vocacional Seduc

O Programa em 2023 e sua Avaliação

Continuidade e fortalecimento do programa que foi desenvolvido durante 2022 com rodas de conversa mensais com os/as jovens durante as aulas de Projeto de Vida (Ensino Médio); parcerias com profissionais nas áreas de interesse dos/das estudantes; trocas de informações via grupo de whatsapp; realização de visitas à universidades e instituições de formação superior e concepção de aulões no turno escolar.

A avaliação do Programa ocorre por meio de um questionário de levantamento de dados aplicado no início do ano e avaliação ao final do ano – ambos pelo Google formulários – para ficarem disponíveis para os demais educadores, além do dialogo constante com estudantes para as adaptações necessárias. 

Entrevistas in natura (as primeiras entregues pelos educandos) feitas com:

Seguem, como indicamos em nosso post no Instagram () as entrevistas entregues pela educanda Michele – que mostrou interesse em seguir a área de design de interiores – e pelos educandos Natanael, Nayra e Géssica – na área de agronomia – contando com a parceria e colaboração fraterna, para tanto, de duas profissionais, respectivamente: a fraternista e design de interiores Denise e a engenheira Cibele.


Denise – Design de Interiores e Assistente Social

Cibele – Engenheira Agrônoma

Processo histórico de constituição dos Agrupamentos no Fundamental I

De 2019 a 2021

Em 2019, ao finalizar aquele ano letivo, a gestão à época percebeu, quando Beatriz Nogueira ainda era coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, que havia, entre os estudantes daquele ciclo, uma desigualdade de construções no processo educativo dentro de cada série.
Então, a ideia de agrupamentos de iniciação, desenvolvimento e aprofundamento foi concebida e a proposta era que essa ideia vigorasse, uma vez na semana, no ano seguinte àquele momento.

Quando do retorno das atividades do EHC, já no início do ano letivo de 2020, foi feita a organização mais esmiuçada de como e quando isso iria ocorrer, incluindo a forma pela qual as crianças seriam distribuídas em cada grupo (que à época seriam 5 subdivisões, dentro dos três agrupamentos: iniciação, desenvolvimento e aprofundamento) por nível de aprendizagem.

No entanto, eis que houve uma pandemia no meio dessa caminhada e a proposta ficou estacionada durante o regime de educação não presencial. Não haveria a possibilidade de fazer essa proposta funcionar sem a possibilidade de um acompanhamento mais presente dos educadores e a partir de uma conversa com os familiares nesse sentido.

De 2022 a 2023

Quando o EHC retorna plenamente ao regime presencial, no início do ano de 2022, as turmas do Ensino Fundamental I retornaram seriadas, mas havia a vontade e necessidade de reorganizar os estudantes nesse sentido.

Ao longo daquele primeiro semestre, foi feito um processo de entendimento da equipe, incluindo o âmbito emocional, no retorno à convivência presencial, pois foi um processo de retorno algo traumático depois de praticamente dois anos à distância.

Na metade daquele ano de 2022, uma das educadoras precisou se desligar da equipe e não foi possível, dentro das possibilidade de convênio do EHC, substituí-la. Uma forma de reorganização possível seria dividir-se as turmas, redistribuindo educandos entre as educadoras.

Mas, diante desse impasse, a gestão do EHC preferiu não seguir esse caminho e se perguntou: que tal fazermos uma reorganização de grupos que levasse, de uma maneira mais precisa, em conta o desenvolvimento cognitivo dos educandos do Ensino Fundamental I retomando essa concepção de 2019 em termos de Iniciação, Desenvolvimento e Aprofundamento?

No início do segundo semestre de 2022, a proposta foi escrita pela gestão com as professoras do Ensino Fundamental I e educadores do Instituto Ser Integral que muito contribuíram nesse sentido como a educadora Nina. Então foi conversado com as famílias dos estudantes que se mostraram um pouco preocupadas, mas confiantes na equipe e na forma como o trabalho foi pensado, sobretudo porque o foco era melhorar mais a qualidade do ensino e da aprendizagem e não só lidar com o problema em si daquele momento.

Então o processo foi implementado e aprimorado em alguns pontos, de forma que ao final de 2022, durante uma avaliação dessa forma de trabalho, foi percebido o quão poderoso foi esse processo de reorganização, no sentido de que estudantes que não estavam conseguindo avançar até meados da metade daquele ano, finalizaram 2022 muito melhores.

Então essa forma de trabalho foi entendida como algo importante de se continuar. Foi feito, durante esse processo avaliativo, ainda mais alguns pequenos ajustes e, desde o início de 2023, o Ensino Fundamental I do EHC funciona da forma como descrevemos em nossa última postagem aqui no Blog. Assim que for possível, entende-se que se pode subdividir ainda um pouco mais esses agrupamentos por nível de aprendizagem de forma que as educadoras possam dar ainda mais atenção a cada estudante potencializando-o ainda mais.