Processo histórico de constituição dos Agrupamentos no Fundamental I

De 2019 a 2021

Em 2019, ao finalizar aquele ano letivo, a gestão à época percebeu, quando Beatriz Nogueira ainda era coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, que havia, entre os estudantes daquele ciclo, uma desigualdade de construções no processo educativo dentro de cada série.
Então, a ideia de agrupamentos de iniciação, desenvolvimento e aprofundamento foi concebida e a proposta era que essa ideia vigorasse, uma vez na semana, no ano seguinte àquele momento.

Quando do retorno das atividades do EHC, já no início do ano letivo de 2020, foi feita a organização mais esmiuçada de como e quando isso iria ocorrer, incluindo a forma pela qual as crianças seriam distribuídas em cada grupo (que à época seriam 5 subdivisões, dentro dos três agrupamentos: iniciação, desenvolvimento e aprofundamento) por nível de aprendizagem.

No entanto, eis que houve uma pandemia no meio dessa caminhada e a proposta ficou estacionada durante o regime de educação não presencial. Não haveria a possibilidade de fazer essa proposta funcionar sem a possibilidade de um acompanhamento mais presente dos educadores e a partir de uma conversa com os familiares nesse sentido.

De 2022 a 2023

Quando o EHC retorna plenamente ao regime presencial, no início do ano de 2022, as turmas do Ensino Fundamental I retornaram seriadas, mas havia a vontade e necessidade de reorganizar os estudantes nesse sentido.

Ao longo daquele primeiro semestre, foi feito um processo de entendimento da equipe, incluindo o âmbito emocional, no retorno à convivência presencial, pois foi um processo de retorno algo traumático depois de praticamente dois anos à distância.

Na metade daquele ano de 2022, uma das educadoras precisou se desligar da equipe e não foi possível, dentro das possibilidade de convênio do EHC, substituí-la. Uma forma de reorganização possível seria dividir-se as turmas, redistribuindo educandos entre as educadoras.

Mas, diante desse impasse, a gestão do EHC preferiu não seguir esse caminho e se perguntou: que tal fazermos uma reorganização de grupos que levasse, de uma maneira mais precisa, em conta o desenvolvimento cognitivo dos educandos do Ensino Fundamental I retomando essa concepção de 2019 em termos de Iniciação, Desenvolvimento e Aprofundamento?

No início do segundo semestre de 2022, a proposta foi escrita pela gestão com as professoras do Ensino Fundamental I e educadores do Instituto Ser Integral que muito contribuíram nesse sentido como a educadora Nina. Então foi conversado com as famílias dos estudantes que se mostraram um pouco preocupadas, mas confiantes na equipe e na forma como o trabalho foi pensado, sobretudo porque o foco era melhorar mais a qualidade do ensino e da aprendizagem e não só lidar com o problema em si daquele momento.

Então o processo foi implementado e aprimorado em alguns pontos, de forma que ao final de 2022, durante uma avaliação dessa forma de trabalho, foi percebido o quão poderoso foi esse processo de reorganização, no sentido de que estudantes que não estavam conseguindo avançar até meados da metade daquele ano, finalizaram 2022 muito melhores.

Então essa forma de trabalho foi entendida como algo importante de se continuar. Foi feito, durante esse processo avaliativo, ainda mais alguns pequenos ajustes e, desde o início de 2023, o Ensino Fundamental I do EHC funciona da forma como descrevemos em nossa última postagem aqui no Blog. Assim que for possível, entende-se que se pode subdividir ainda um pouco mais esses agrupamentos por nível de aprendizagem de forma que as educadoras possam dar ainda mais atenção a cada estudante potencializando-o ainda mais.