Conane Regional Chapada dos Veadeiros

Relato escrito por Alessandra Possebon e Karina F. R. Graciano

Desde 2013, o movimento gerado pela Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) tem inspirado estudos, reflexões e práticas no Educandário Humberto de Campos (EHC).

O Educandário é uma escola filantrópica gratuita que tem como mantenedora a Organização Social Cristã Espírita André Luiz (OSCAL) e possui convênios com as secretarias de educação do Estado e do município. Estamos localizados na comunidade Cidade da Fraternidade, uma área rural de Alto Paraíso de Goiás circunvizinha de assentamentos, acampamentos e sítios, sendo que a imensa maioria dos estudantes são filhos de agricultores familiares.

Na primeira Conane Nacional participamos super entusiasmados da abertura do evento e, após voltarmos, iniciamos um grupo de estudos de educação democrática entre os educadores. Continuamos participando das edições nacionais em Brasília, da Conane Candanga e em 2019 participamos também da Conane Paraíba.

A jornada de transição pedagógica do Educandário foi se fortalecendo acompanhando a história da própria CONANE e com muita consciência de que teríamos uma longa caminhada dentro do contexto de nossa comunidade. Em novembro de 2016, realizamos na escola o Encontro Jovem de Alto Paraíso, juntamente com o IPEARTES/ SEDUC (Instituto de Pesquisa, Ensino, Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis), após escutarmos os/as jovens estudantes do Ensino Médio de todo o município, nos reunimos com eles e elas para amadurecermos uma proposta de educação transformadora a partir de seus interesses, sonhos e desafios.

A proposta de educação transformadora do IPEARTES/SEDUC foi inspirada no conceito dos povos andinos de Bem Viver (Sumak Kawsay) e estava interligada a um momento de grande interesse político de que Alto Paraíso se tornasse um exemplo de práticas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).

Apesar do projeto em nível municipal não ter caminhado como esperado, na educação mantivemos nossos ideais, e junto da equipe de educadores/as do IPEARTES/SEDUC, fomos desenvolvendo o projeto pedagógico do Educandário, nos baseando nos seguintes princípios: Educação Integral, Brincar e Ludicidade, Educação do Campo, Pedagogia de Projetos e Arte Educação.

Em 2018, decidimos dar mais um passo e realizarmos a Conane Chapada dos Veadeiros. Estamos inseridos em uma região com muitas experiências educativas transformadoras: IPEARTES/SEDUC, Escola Vila Verde, Escola Janela, Laila que Baila, Escolas Waldorf – Jardim do Cerrado e Espaço Sofia, e ao dialogarmos com elas constatamos que tínhamos o desejo de estarmos mais próximos, trocando experiências e nos fortalecendo. Entramos em contato com a coordenação da CONANE que nos incentivou e apoiou na realização do evento.

Assim, no dia 05/12/2018, aconteceu a CONANE Chapada dos Veadeiros, um dia de intensos aprendizados, reflexões, arte e diálogos engrandecedores.  Lembrando da importância da escuta dos/as jovens, realizamos também a CONANE Jovem que reuniu estudantes do Ensino Médio de nossa região.

No inicio da manhã, após a recepção musical do grupo As Fulô do Cerrado, tivemos a mesa de abertura com o tema “A Universidade e as Alternativas em Educação” com a participação de diversos grupos de pesquisa da Faculdade de Educação da UNB: Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE), Programa de Educação Tutorial (PET – Educação), Projeto Autonomia e Semeadores de Investigação (Semillero Brasil).

Após essa mesa, representantes das escolas apresentaram brevemente as propostas transformadoras desenvolvidas nos espaços educativos e no período da tarde os inscritos escolheram um dos espaços e participaram de uma roda de conversa aprofundando o conhecimento sobre as especificidades de cada local.

Finalizando o dia, tivemos a fala de Antônio Sagrado Lovato, coordenador à época do programa Escolas Transformadoras (Ashoka) no Brasil e de Caroline Florêncio, que é assessora em educação da Ecohabitare e foi educadora do projeto Âncora em Cotia – São Paulo.

Os/as arte educadores/as do IPEARTES estiveram presentes o tempo todo com intervenções artísticas que tornaram o dia ainda mais especial.

Fomos surpreendidos com mais de 80 educadores/as inscritos/as de diversas cidades da região e de Brasília, entre eles/as professoras/es e estudantes dos seis municípios da APA de Pouso Alto, que participaram de um projeto do IPEARTES/SEDUC, o Festival de Humanidades, que aconteceu dias antes no EHC. Esse encontro possibilitou um dia de muitas inspirações.

CONANE Jovem

Com a intenção de proporcionar um espaço de empoderamento da juventude, valorizando as ponderações dos/das estudantes sobre que escola eles/elas desejam e dando continuidade às reflexões já apresentadas no Encontro de Jovens, em 2016, sobre seus desafios e sonhos; foi concebida a CONANE Jovem. Os jovens tiveram momentos e espaços destinados especialmente para as trocas entre eles/elas e outros momentos de interação com o restante da programação do evento.

Participaram estudantes do EHC, além de adolescentes de outras escolas de Ensino Médio dos municípios da APA pouso Alto, área de proteção ambiental da Chapada dos Veadeiros, sendo Cavalcante, Nova Roma, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, São João d’Aliança e Alto Paraíso de Goiás.

Vale ressaltar que os/as participantes já estavam sensibilizados/as com a proposta de Educação Transformadora. Vivenciavam há dois dias o compartilhamento de suas experiências em um Festival de Humanidades, sediado pelo EHC. O Festival é culminância de uma ação do IPEARTES/SEDUC, a Olimpíada de Humanidades, em que professores/as e estudantes das escolas dos seis municípios passam por uma série de ações educativas, que englobam etapas de formação, elaboração e execução de projetos de pesquisa-ação, produções artísticas e visitas de campo, vivenciando a inter-transdisciplinariedade entre Arte e Ciências Humanas. Em 2018, sua segunda edição, a Olimpíada teve como tema “Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto”.

Iniciamos o encontro com um ritmo, metodologia da Pedagogia Waldorf para promover interação do grupo, incorporada na prática do IPEARTES/SEDUC. Em roda fizemos gestos, demos passos, batemos as mãos, nos olhamos nos olhos, cantarolando um verso inspirado na filosofia africana Ubuntu.

Após essa atividade de interação do grupo, fizemos um passeio pelos os espaços de aprendizagens do EHC, guiados/as pelos/as estudantes da escola, que apresentaram o Educandário e compartilharam suas experiencias de transformação educacional vividos na escola. Foi uma oportunidade de trocas, reflexões e empoderamento em que os/as estudantes do EHC puderam refletir e valorizar o processo vivenciado por eles e elas. Para os/as estudantes das demais escolas, foi um momento de sonhar e vislumbrar alternativas de educação.

Depois, fizemos uma dinâmica de divisão de grupos, para a atividade da tarde e seguimos para o intervalo musical, nos unindo na programação com os/as outros/as participantes. 

No momento seguinte vivenciamos a dinâmica do World Café, respondendo três perguntas: O que é educação transformadora? Quais são os pontos positivos e desafiantes da educação no meu município? O que podemos fazer para transformar a educação? 

Foram criados espaços espalhados pela a escola, debaixo de árvores, corredores, pátio, biblioteca, para que pudessem acontecer as trocas. Em cada espaço, havia um cartaz contendo uma das perguntas, com tarjetas de papeis coloridos e canetões para todos/as usarem e também, uma pessoa na função de relator/a, que ficou responsável em contextualizar os grupos sobre as reflexões já realizadas. Cada grupo, composto por estudantes de todas as escolas, circularam pelos espaços, conversaram, refletiram e registraram suas respostas, formando ao final uma reflexão coletiva.

Após o trabalho nos pequenos grupos, todos/as os/as jovens se reuniram debaixo das arvores e os/as relatores/as compartilharam um resumo das respostas e discussões das três perguntas. Novas reflexões surgiram em torno da temática, experiencias e trocas sobre a realidade em suas escolas e regiões. Foi um diálogo empoderador, as/os estudantes reconheceram e valorizaram a importância das experiências de Educação Transformadora vivenciadas no Encontro de Jovens, Olimpíada de Humanidades e o próprio CONANE Jovem.

Questionaram a estrutura física e material das escolas e a possibilidade de expandir para além de seus muros. Fizeram o exercício empático em relação aos/as educadores/as, considerando suas dificuldades e desafios. Surgiu também uma reflexão marcante em relação ao próprio papel de estudantes no engajamento para uma educação transformadora, a possibilidade que eles e elas possuem de contribuir para essas experiências, na relação com educadores/as, colegas e na valorização do próprio processo de aprendizagem. Ao final, os/as jovens seguiram ao encontro dos/as demais participantes da conferência e em plenária, compartilharam com entusiasmo as percepções e reflexões vivenciadas. A experiência do CONANE Jovem fortaleceu o vínculo entre os/as jovens e despertou uma consciência empoderadora e de pertencimento deles e delas em relação à Educação.

CONANE NACIONAL Brasília 2019

Em 2019, ano de mais uma CONANE Nacional, tivemos a feliz notícia de termos sido selecionados para apresentar – no Painel de Experiências – a proposta do projeto Intercâmbio Educador Transformador, que foi realizada pelo coletivo de educadores/as do Educandário Humberto de Campos.

Entre os meses de abril e agosto de 2019 todos/as os/as educadores/as passaram uma semana em uma escola transformadora do Brasil. Ao retornarem os/as educadores/as compartilharam os aprendizados com os/as colegas, refletiram sobre as inspirações que seriam profícuas ao nosso contexto e realizaram um seminário.

O projeto teve como objetivo identificar, por meio das vivências, quais são as habilidades gerais transformadoras que distinguem cada um desses projetos como escolas transformadoras, buscando compreender como cada uma delas as engendra contextualmente a partir da cultura da comunidade onde estão inseridas. O principal impacto do intercâmbio no retorno do coletivo de educadores do EHC foi o desejo de fortalecer a criação, também cada vez mais contextual de nosso projeto educativo, ou seja, fortalecendo as mesmas habilidades gerais transformadoras observadas no intercâmbio a partir das características de nossa comunidade, nossa cultura, nossas tradições e nossas potências.

Apresentar o projeto na CONANE foi bastante enriquecedor possibilitando diálogo com outros/as educadores/as e inúmeras reflexões sobre processos mais criativos de formação de educadores/as.

Em 2020 lançamos o livro “Educador Transformador – Relatos da experiência de educadores do Educandário Humberto de Campos em escolas transformadoras”, escrito coletivamente e que materializa o desejo de compartilhar com um maior grupo de pessoas os aprendizados desse percurso.