Esportes no EHC e o Princípio da Educação Integral

Alicerçados em um antigo trabalho do professor Alex, de Educação Física, os esportes no EHC têm tomado, lenta e consistentemente, um caráter de um potente auxílio na regulação das emoções e de outros saberes de nossos educandos.

Dedicamos essa newsletter para destrinchar e partilhar um pouco desse trabalho, baseado em reflexões de Alex que foram partilhadas com a equipe de comunicação, via aplicativo de mensagens.

Para isso, vamos iniciar essa partilha contando um pouco de como essa atividade permite desvelar um processo de análise do comportamento dos educandos nos Jogos Interclasses, a fim de que se possa intervir positivamente em sua regulação.

Jogos Interclasses

Assim, Alex entende que, para os educandos, os Jogos Interclasses se configuram automaticamente como um lazer e que é importante clarificar qual é o papel pedagógico dessa atividade no âmbito escolar, o que está em curso no EHC. Assim, sua proposta é que os Jogos sejam incorporados, de maneira equiparada a qualquer outro momento na escola, ao processo pedagógico.

Com isso, se pretende evitar que os Jogos Interclasses sejam uma atividade de final de ciclo pedagógico – quando todas as outras atividades já terminaram – como se fossem apenas momentos de lazer, após o esforço anterior do estudo. Ou como uma moeda de troca no sentido de, se os educandos forem bem ao longo do semestre, receberem os Jogos como uma espécie de prêmio.

O caráter pedagógico do esporte

Nesse sentido, na semana dos Jogos Interclasses do EHC, Alex entende que é preciso sempre termos um tema principal (nesse semestre o tema foi o ‘Fair Play’ – ou seja, o fomento de um espírito leal e colaborativo no exercício esportivo) e clarificar qual é o objetivo do evento, primeiramente junto a toda equipe de professores, e, em um segundo momento, aos educandos, fornecendo a eles o máximo de informações.

É importante se ter claro nesse processo o trabalho com os valores do Educandário, pois Alex sublinha que, no exercício do esporte, se revela o caráter do educando do EHC, em meio a determinada cultura do esporte que está sendo executado.

A partir disso, o professor Alex se propõe a perceber o que os educandos extraem dessa vivência e isso se torna objeto de reflexões e intervenções pedagógicas posteriores.

Então, os Jogos Interclasses, com esse caráter aqui apresentado, entra no fluxo pedagógico do EHC, assim como já ocorre com os Jogos Estudantis.

Práticas Corporais dentro do Princípio de Educação Integral no PPP do EHC

“A Educação Integral compreende o desenvolvimento dos educandos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, espiritual, social e cultural, de forma compatível com os princípios filosóficos esposados neste documento. Constitui-se como projeto coletivo, compartilhado por crianças, adolescentes, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades que compõem o território abrangido pela Escola (…)
A educação ética é um dos aspectos essenciais; a busca permanente pelo desenvolvimento de relações solidárias e afetivas entre os seres, torna o Educandário Humberto de Campos um espaço de convivência, diálogos e co-construções e oportuniza um balanceamento útil entre as diferentes potencialidades individuais. Na prática da educação integral trabalha-se pelo aprimoramento das faculdades diversas para que uma ampare a outra, formando indivíduos sadios e bem integrados, capazes de moverem-se na existência com lucidez, produtividade e reflexão crítica, contribuindo para a transformação social. Associadas à ética estão: a educação cognitiva nas áreas da ciência, da filosofia, da lógica e da variedade de conhecimentos possíveis de serem aplicados nas situações concretas de suas realidades; a educação estética, que remete à descoberta da beleza nas manifestações da natureza e do ser; os cuidados do corpo físico, um templo sagrado; a educação espiritual, pelo cultivo dos sentimentos de conexão com o sagrado e pelo respeito à diversidade das manifestações humanas e as práticas corporais.”

Conclusão

O exercício das práticas corporais no EHC, no âmbito esportivo trabalhado pelo professor Alex, tem alçado uma perspectiva que dialoga com o princípio da Educação Integral porque busca ter um olhar profundo e amplo para os educandos em meios às atividades esportivas propostas, encarnando o PPP do EHC dentro desse contexto.