Nesse post, vamos expor alguns documentos que são utilizados no processo de acompanhamento pedagógico da execução dos roteiros de aprendizado dialogando com os níveis de autonomia do PPP do EHC. Iniciamos esse contemplar pelo documento de auto avaliação nesse sentido do 8º e 9º anos:
Auto Avaliação em termos de Níveis de Autonomia (Ensino Médio)
Níveis de Autonomia Educandário Humberto de Campos
Nome:________________________________________________________________________
Considerando seu desenvolvimento na escola durante o último mês, se avalie de 0 a 10 nos seguintes itens:
- Estudo bem sozinho (sem o auxílio dos professores): ______
- Cumpro as regras de boa convivência da escola: ______
- Me esforço para praticar os valores da escola: _______
- Organizo bem meu material de estudos: ______
- Estudo em casa todos os dias: ________
- Me esforço para regular minhas emoções: _______
- Sei me expressar bem por escrito: _______
- Sei me expressar bem oralmente: ________
- Aceito colaboração dos colegas e professores: ______
- Colaboro com os colegas: _______
- Sou participativo nas aulas: _________
- Cumpro os prazos de entregas das atividades: _____
- Sei escolher boas fontes de pesquisa sozinho: _____
- Estudo os temas das aulas para além do que é pedido pelos professores: ______
- Conheço as formas de estudar que são melhores para mim: ________
Após se observar nos itens acima em qual nível de autonomia você considerar estar:
( ) Iniciação / ( ) Desenvolvimento / ( ) Aprofundamento
Agora, entremeamos o PPP do EHC com dois documentos , a seguir, que contemplam as características dos estudantes em cada nível de autonomia e as possibilidades de combinados com os estudantes:
Dispositivo: Níveis de autonomia ( Fundamental II e Ensino Médio)
Os educandos são avaliados durante seu processo, na medida em que são comprometidos passam por fases de autonomia que são divididas em: iniciação, desenvolvimento e aprofundamento.
Os educandos que conseguem nutrir os valores da escola nas relações vão trilhando um caminho de autonomia para:
a) pesquisar o que é de seu interesse;
b) escolher o ambiente onde sente-se mais confortável para estudar;
c) escolher os instrumentos de avaliação que expandem sua potência criadora;
d) ter seus tempos de transição entre um aula e outra e outros combinados adequados para cada turma. (PPP)
Reflexões sobre autonomia presentes no PPP
Buscar-se-á o fortalecimento da autonomia dos educandos pela oferta de condições e ferramentas para que possam acessar e interagir criticamente com diferentes saberes e fontes de informação.
Buscar o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. ( Competência geral da BNCC)
É compromisso do EHC atribuir sentido às aprendizagens por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação dos conhecimentos; garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política; valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua(s) identidade(s) e de seu projeto de vida, assegurar tempos e espaços para que os estudantes reflitam sobre suas experiências e aprendizagens individuais e interpessoais, de modo a valorizarem o conhecimento, confiarem em sua capacidade de aprender, e identificarem e utilizarem estratégias mais eficientes a seu aprendizado; promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares; e estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.
A avaliação é feita a partir de uma reflexão feita pelos próprios estudantes, pelo grupo da sala, tutores e grupos de educadores.
Características dos estudantes em cada nível de autonomia
Iniciação | Desenvolvimento | Aprofundamento |
– dificuldade em estudar sozinho, necessitando fortemente de apoio dos educadores; – precisa de apoio do educador para realizar pesquisas; – dificuldades em cumprir as regras de boa convivência da escola; – dificuldades em relação aos valores da escola; – dificuldades em relação à auto organização; – dificuldades de estudar em casa; – precisa melhorar na autorregulação emocional; – falta interesse em desenvolver aspectos básicos do aprendizado, em especial, de língua portuguesa e matemática; – verbaliza interesse em se desenvolver, mas não demonstra em atitudes | – estuda bem sozinho; – aceita colaboração dos educadores e colegas; – busca colaborar com educadores e colegas; – realiza as atividades solicitadas pelos educadores tanto em casa quanto na escola; – respeita as regras de convivência da escola; – esforça-se por praticar os valores da escola; – esforça-se por equilibrar suas emoções; – reconhece suas dificuldades e progride nos conhecimentos básicos de língua portuguesa e matemática que o permitem desenvolver-se bem nas demais áreas de estudos; – esforça-se para ser participativo; – cumpre os cronogramas | – sabe escolher boas fontes de pesquisa; – interesse em temas e estudos para além do que é fornecido e pedido pelos educadores; – sabe as suas melhores formas de estudar ; – sabe como pode ser avaliado considerando suas características; – respeita as regras de convivência da escola; – esforça-se por praticar os valores da escola; – consegue se expressar com consciência crítica, respeito e responsabilidade; – comunica-se de maneira clara e objetiva; – possui boa autorregulação emocional e contribui com os colegas para que alcancem também mais equilíbrio; |
Possibilidades de combinados com os estudantes em cada nível
Iniciação | Desenvolvimento | Aprofundamento |
– acompanhamento maior do educador; – atividades específicas para desenvolvimento dos aspectos básicos de aprendizado que precisa desenvolver; | – escolher o espaço de estudos, combinado com o educador; – uso do celular para pesquisas; – uso de fone de ouvido nos momentos de estudo individual; | – escolher as ferramentas pela qual será avaliado; – realizar atividades escolares fora da escola com parceiros, combinado antecipadamente com o educador; |
No 8º e 9º anos, há ainda um trabalho envolvendo uma pontuação que situa os níveis de autonomia, cujas orientações estão descritas a seguir:
Pontuação dos níveis de Autonomia 8º e 9º anos.
Pontuação das ações para os Níveis de Autonomia | |
Observação: Os acordos são válidos para todos os espaços escolares, tais como: sala de aula, pátio, cozinhas, coletiva, Biblioteca, sala de multimídia, sala de música, ônibus escolar etc. | |
+5 – Ajudar o colega a superar suas dificuldades. – Tutorar um estudante da primeira fase. – Fazer seu próprio roteiro. – Criar e participar do grupo de estudo e resolução de conflitos. – Criar e participar das Assembleias do EHC. – Desenvolver uma nova habilidade tais como: tocar um instrumento musical, teatro, dança, pintura ou artesanato em geral. – Desenvolver mídias interativas e educativas que contribuam com ações pedagógicas do EHC. – Desenvolver práticas esportivas variadas tais como: Xadrez, … etc. – Contagiar outros estudantes com práticas positivas. – Contagiar outros estudantes com a prática do estudo. – Planejar e colocar em prática seu projeto de vida. | |
+4 – Ser responsável pela organização e manutenção de algum espaço coletivo da escola: . Horta da escola. . Banco comunitário de sementes. . Biblioteca . Cozinha Laboratório da escola . Sala de música . Laboratório de informática | |
+3 – Apresentar soluções plausíveis para problemas comunitários. | |
+2 – Separar o lixo da sala e dar destino correto. – Fortalecer a união da sala e dos grupos de forma saudável. | |
+1 – Participar das aulas, apresentação de trabalhos, participar dos projetos. – Manter o roteiro de estudo em dia. – Participar da organização dos espaços escolares. – Usar o uniforme corretamente. – Evitar fofocas. – Fazer a abertura com dinâmicas de jogos cooperativos. – Organizar momentos de socialização organizada dentro dos roteiros. – Autoavaliação do próprio processo de ensino aprendizagem (reconhecer as dificuldades cognitivas e buscar solucionar com estudo de forma autodidata). | |
0 – Acomodação, ponto de extremo perigo. | |
-1 – Falar palavrão. – Comer alimentos em sala que não estão no acordo. – Fone de ouvido sem a autorização do Professor. – Celular sem a autorização do professor. – Sair da sala para ficar passeando. – Comparecer na escola sem uniforme. – Deixar de cumprir o cronograma do roteiro (a cada dois atrasos). – Deixar de organizar os materiais e espaços utilizados. – Deixar de lavar os utensílios utilizados para refeições. – Furar a fila. – Não devolver os livros para o bibliotecário. – Causar desordem (sem organização) nos espaços. – Excesso de conversa, ou conversa paralela ao conteúdo, que inibe o desenvolvimento do outro. | |
-2 – Desrespeitar as regras de namoro na escola. | |
-3 – Desrespeitar os colegas (Xingamentos e ofensas). – Apoiar e incentivar qualquer tipo de agressão, físicas, psicológicas etc. | |
-4 – Se apropriar de forma indevida de materiais alheios (afanar). – Sair fora dos limites da escola em horário de aula. | |
-5 – Brigar (agressão física). – Desrespeitar educadores (partindo que no EHC, todos somos educadores). |
Acredito que essas informações possam ajudar! Leia com atenção!
As ações negativas e positivas do ser humano são influenciadas por uma série de fatores, incluindo a biologia, a experiência de vida, o ambiente social e cultural e as escolhas pessoais.
A biologia desempenha um papel importante na regulação das emoções e comportamentos humanos. Por exemplo, certos hormônios, como a dopamina e a serotonina, podem afetar a sensação de felicidade e prazer, enquanto o cortisol pode aumentar o estresse e a ansiedade.
A experiência de vida também molda as ações humanas. Experiências positivas, como o amor e o carinho, podem aumentar a probabilidade de comportamentos positivos, enquanto experiências negativas, como o abuso e a negligência, podem levar a comportamentos negativos.
O ambiente social e cultural em que uma pessoa vive também pode influenciar suas ações. Normas sociais, valores culturais e expectativas podem afetar o que é considerado aceitável ou inaceitável em termos de comportamento.
Por fim, as escolhas pessoais são fundamentais para as ações humanas. As pessoas podem escolher agir de acordo com seus valores, crenças e desejos, ou podem escolher seguir as expectativas e normas sociais.
Em resumo, as ações negativas e positivas do ser humano são influenciadas por uma combinação de fatores biológicos, experiências de vida, ambiente social e cultural e escolhas pessoais.