Desde 2022, o Projeto de Educação Ambiental Comunidade que Recicla vem sendo paulatinamente implementado na comunidade Cidade da Fraternidade com enfoque na gestão de resíduos sólidos dela em parceria com a Associação Reciclealto. Alguns de seus objetivos são doar o valor arrecadado com o lixo reciclável (moeda social Reciclado) para projetos desenvolvidos no EHC e destinar corretamente de todos os resíduos recicláveis produzidos pela comunidade Cidade da Fraternidade e pelo Educandário Humberto de Campos.
Outro objetivo é fortalecer a proposta de Educação Ambiental no EHC com ações educativas de acordo com o PPP da escola e convidando a comunidade a participar. Uma dessas atividades consistiu em uma gincana com os educandos do EHC que sensibilizaram suas famílias e participaram de uma gincana de separação de resíduos sólidos como atividade inicial para a futura implementação de um ponto de coleta da região, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Reciclealto.
A gestão de resíduos envolve um conjunto de ações adequadas para a minimização de resíduos, garantindo o máximo de reaproveitamento e reciclagem e o mínimo de produção de rejeitos.
A reciclagem é um dos passos imprescindíveis na preservação do meio ambiente, possibilitando que materiais que seriam descartados retornem para a cadeia produtiva, aumentando a preservação dos recursos naturais além de empregar muitas pessoas.
Apesar de sua importância, poucas cidades do Brasil tem políticas efetivas de coleta seletiva e apenas 2,1% é efetivamente reciclado (de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Alto Paraíso conta com a Associação Reciclealto que faz esse trabalho há muitos anos, gerando renda e trabalho e colaborando com a preservação ao destinar corretamente toneladas de resíduos sólidos todos os meses.
O EHC vem trabalhando para que sejamos uma comunidade educadora, em que ações educativas se expandam cada vez mais para além dos muros da escola, o que amplia nossa responsabilidade em relação à educação das crianças e jovens pelo nosso exemplo. A gestão de resíduos está inserida na proposta de educação ambiental da escola, localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual Águas do Paraíso ( Unidade de Conservação) e está em parceria com a SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) implantando ações educativas para os estudantes do EHC. Moramos na região da Chapada dos Veadeiros, um dos patrimônios naturais da humanidade (Unesco) e no Cerrado, que é um dos biomas de maior importância para as fontes de água de todo o país (seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras nascem no Cerrado de acordo com a WWF). A proteção ambiental passa por inúmeras ações que vão desde atitudes pequenas e individuais até mudanças sociais e econômicas profundas. A gestão de resíduos sólidos está entre os pontos principais da proteção ambiental.