Cultivando Sustentabilidade

No momento em que os educandos do Nono ano e a educadora Kirley estão iniciando o canteiro para a execução do plantio e também pesquisando os hábitos alimentares da comunidade, partilhamos também a íntegra desse projeto, a seguir:

Projeto de Turma do nono ano e EJA do Ensino Fundamental II

Título do Projeto: Cultivando Sustentabilidade: Horta-SAF Agroecológica na Escola para Promover a Soberania Alimentar

Ao promover a horta-SAF (Sistema Agroflorestal) na escola com base nos princípios da agroecologia, este projeto visa não apenas fornecer alimentos frescos e saudáveis, mas também educar os estudantes sobre a importância da produção local, do cuidado com o meio ambiente e da soberania alimentar.

Problema / Justificativa: A desconexão entre os alunos e a origem dos alimentos que consomem é um desafio educacional e ambiental. Além disso, a dependência de alimentos processados contribui para questões de saúde e sustentabilidade. Este projeto visa abordar essas preocupações, promovendo a conscientização sobre a origem dos alimentos e incentivando a produção local por meio de uma horta agroecológica com princípios e práticas Agroflorestais.

Objetivos:

  1. Investigar os hábitos alimentares dos estudantes e identificar os alimentos mais consumidos no território.
  2. Implementar uma horta-SAF na escola, dividida em canteiros lineares para cultivo de diversas variedades de alimentos de cultivares locais junto com árvores frutíferas.
  3. Capacitar os estudantes nos princípios da agroecologia dentro de um processo educativo que colabore na perspectiva de uma possível mudança social e cultural.
  4. Fomentar a importância da soberania alimentar e da produção local para a subsistência da comunidade escolar.
  5. Incentivar os estudantes a protagonizar atuações de interesse coletivo juvenil criando espaço coletivos escolares na horta-SAF Agroecológica com intuito de diálogos, discussões políticas, movimentos sociais locais (espaço de lazer, cultura, mística),  empoderamento social empresarial.

Tarefas/Ações:

  1. Realização de um diagnóstico de pesquisa sobre os alimentos mais consumidos pelos estudantes na escola e no território.
  2. Planejamento da construção da horta-SAF Agroecológica junto aos estudantes e a divisão dos canteiros entre turmas, com base nos resultados do diagnóstico, dentro do processo educativo.
  3. Preparação do solo, plantio, cultivo e colheita.
  4. Realização de encontros semanais nas quintas-feiras, com aulas de 50 minutos.
  5. Trazer conhecimentos técnicos sobre Agroecologia, Agrofloresta, Práticas de produção de alimento dentro dos princípios da Agricultura Sintrópica, Soberania Alimentar, Políticas Públicas, Produção de Sementes Criolas.
  6. Criação de um guia ilustrado sobre agroecologia e os passos para manter a horta-SAF Agroecológica.
  7. Na apresentação dos projetos na Feira Cultural Científica montar um stand de degustação dos alimentos produzidos na horta-SAF.

Responsáveis e Suas Funções:

  • Coordenador de Projeto: João Henrique
  • Coordenador das atividades: Kirley Carvalho Machado
  • Educadores de Agroecologia: Camila de Oliveira Ferreira
  • Representantes de Turma:

Quando Acontece: O projeto ocorrerá de final de agosto a novembro, com encontros semanais nas quintas-feiras.

Produto: Ao final do projeto, será apresentado:

  1. Relatório da pesquisa sobre hábitos alimentares dos estudantes.
  2. Horta-SAF Agroecológica.
  3. Guia ilustrado sobre agroecologia e manutenção da horta-SAF.
  4. Momento degustação no dia da culminância do projeto.

Formas de Participar: Todos os estudantes terão a oportunidade de participar ativamente da criação e manutenção dos canteiros da horta-SAF. A participação é voluntária e incentivada para promover o engajamento dos estudantes.

Monitoramento e Avaliação:

  1. Acompanhamento semanal dos encontros de agroecologia.
  2. Avaliação do crescimento e saúde das plantas nos canteiros da horta-SAF.
  3. Feedback dos estudantes sobre a experiência e o aprendizado durante o projeto.

Materiais Necessários:

  1. Sementes, mudas, estacas de diferentes variedades de alimentos.
  2. Ferramentas de manutenção e manejo da horta-SAF.
  3. Material didático para as aulas de agroecologia.

Cronograma:

  • Final de agosto:
    • Realização da pesquisa sobre hábitos alimentares.
    • Planejamento da construção da horta-SAF e divisão dos canteiros.
    • Introdução dos conhecimentos técnicos para realização do projeto.
  • Setembro a outubro:
  • Planejamento da construção da horta-SAF e divisão dos canteiros.
    • Realização dos encontros semanais de agroecologia.
    • Preparação do solo e plantio.
    • Cuidado e manutenção dos canteiros.
  • Novembro:
    • Colheita dos alimentos cultivados.
    • Criação do guia ilustrado.
    • Apresentação final do projeto.
    • Momento degustação.

Acompanhe conosco o desenvolvimento do projeto, avante!