Projeto Intercâmbio Educador Transformador – Parte 1

No final de 2018 e início de 2019, foi organizada uma proposta formativa (que poderíamos chamar de reeducativa também) pela diretora e coordenadora do Conselho Gestor do EHC à época, Alessandra Possebon, em parceria com outros educadores apoiadores da escola, resultando no Projeto Intercâmbio Educador Transformador, que enviou os educadores do Educandário para vivenciarem escolas transformadoras em diferentes regiões do território nacional, ao longo de uma semana, buscando que, no retorno, agregassem valor ao nosso Projeto e práxis pedagógica.

Um dos educadores e fraternistas apoiadores era Antônio Sagrado Lovato (Toninho para nós), que à época trabalhava na Ashoka e tinha contato com diversos diretores de escolas transformadoras, além de manter contato com uma ampla rede de possíveis apoiadores. Após a apresentação e anuência desse projeto à mantenedora do EHC, foi iniciado o processo complexo de garantir a viagem de Intercâmbio de cada educador em duplas ou trios, mantendo o funcionamento da escola. E o projeto transcorreu até sua plena finalização, inclusive tornando-se uma publicação literária que abordaremos mais além.

Ainda nesse grupo organizacional, estavam a educadora Amanda Allende, companheira de Toninho; Edson Filho, físico-educador do EHC à época; Adriana Riquena, coordenadora pedagógica naquele momento, que também mobilizaram suas redes de contato, juntamente com Alessandra Possebon, para viabilizarem as passagens e a logística de transporte entre o Educandário e as escolas, contando também com o apoio logístico do carro da Cidade da Fraternidade – ofertado pela OSCAL, mantenedora do EHC – para levarmos e trazermos os educadores do aeroporto em Brasília – DF.

Enfim, aprofundaremos um pouco mais nessa história nos próximos posts aqui do Blog e, para começar, partilhamos também um documento histórico com o início da Proposta que foi enviado a apoiadores:

ANEXO 3: Carta do Toninho a possível apoiadores

Olá Queridos,

Como estão?

Escrevo a vocês para contar sobre um projeto que estamos avançando no EHC e que terá uma fase muito importante neste semestre. Como devem saber, o Educandário vem a algum tempo passando por um forte e sólido processo de renovação pedagógica, fruto da construção e trabalho dos gestores, educadores, Oscal e parceiros (especialmente Ipê artes e Seduce-GO) ao longo dos últimos anos. Neste contexto, estamos nos últimos meses preparando a realização de uma etapa fortalecedora deste processo, um intercâmbio de uma semana para cada um dos 25 educadores atuando na escola neste ano letivo. A proposta é que cada um deles, em duplas ou trios, possam visitar uma de nove escolas com projetos pedagógicos reconhecidamente inovadores e consolidados em diversas cidades do Brasil.

Após este período de aprendizado pedagógico e cultural, realizaremos junto ao Ipê artes um seminário de três dias no final do mês de junho/19 no próprio EHC, com a finalidade de exposição de aprendizados, oficinas de técnicas e conceitos pedagógicos e consolidação do processo. Neste seminário, convidaremos educadores de escolas públicas, comunitárias e particulares da região, a fim de compartilhar o conhecimento aprendido. Todo este processo será documentado e terá seus materiais compartilhados com educadores e apoiadores.

Envio para vocês um documento que compartilhamos com os educadores, ele traz mais detalhes, a carta de compromisso para participação e também um breve resumo das escolas a serem visitadas, uma delas ainda em processo de confirmação. 

O processo conta com a gestão da escola e da secretaria da Oscal, bem como com o apoio da mesma para viabilizar a hospedagem dos educadores a partir da rede do Mofra. Nosso convite para vocês é para virem conosco e apoiarem o projeto, estamos buscando principalmente neste momento a viabilização das passagens aéreas para o deslocamento dos educadores.

O que acham? Topam? Sugerem mais pessoas com quem possamos conversar e convidar? Escrevi também para o Celso, Marquinhos e Lucila.

Em cópia Lelê que está representando a gestão da escola neste ano letivo.

Explicação do Projeto de Intercâmbio de Docentes do Educandário Humberto de Campos

O Educandário Humberto de Campos (EHC) foi criado em 1966 no meio rural de Alto Paraíso de Goiás – GO, desde 1977 foi autorizado a funcionar da 1ª a 8ª série e, em 2007, teve autorização para ofertar o Ensino Médio. Em 2016, foi reconhecida como uma escola com perfil inovador pela Secretaria de Educação de Goiás em meio a um projeto para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nosso município.

Nossos valores são responsabilidade, respeito, honestidade, solidariedade, empatia e afetividade em busca de seres mais autônomos e responsáveis. Estamos acompanhando as transformações de nossa sociedade no século XXI em busca de formar indivíduos para em uma perspectiva integral, com uma formação acadêmica de excelência (para mais informações nesse sentido, vejam nosso PPP e Plano de Transição em anexo).

Essa iniciativa que convidamos você a dar suporte – o projeto de intercâmbio – faz parte faz parte do permanente processo formativo dos educadores do EHC, visando a melhoria de suas capacidades técnicas e a execução e melhoria constante de nosso projeto educativo.

Junto a parceiros (Escolas participantes a confirmar cujo perfil está em anexo), levaremos nossos educadores para um intercâmbio de uma semana em escolas transformadoras com grande êxito na formação acadêmica e integral de seus estudantes.

Após essas visitas, realizaremos um Seminário de Partilha de Experiências do Projeto de Intercâmbio em que serão potencializadas as experiências vivenciadas entre os educadores do EHC, escolas inovadoras de nossa região (a APA do Pouso Alto) e demais escolas, fortalecendo a criação de uma rede de apoio regional nesse processo de transformação e dando continuidade a esse processo após o EHC ter sediado há poucos dias a Conferência Nacional de Alternativas para Nova Educação (CONANE) – Regional Chapada, com esse mesmo público.

Os detalhes desse processo formativo e compromissos dos educadores você encontrará na carta em anexo.

Contamos com seu suporte para seguirmos avante!

Gratos!

Equipe de Gestão do Educandário e parceiros”

Até a próxima semana!