Breve Histórico
A preocupação com a questão do futuro encaminhamento dos adolescentes e jovens egressos do EHC é uma questão antiga e que, entre outras ações, provocou o surgimento da Casa do Estudante em Brasília-DF – local na SGAN, 909, que acolhia ex-estudantes do Educandário que pretendiam fazer o Ensino Médio e cursar faculdade antes do surgimento do mesmo em nosso território.
O EHC teve sua primeira turma formada no Ensino Médio em 2010, uma conquista recente em sua história. Em 2014, teve pontualmente uma Feira de Profissões que movimentou todo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio com uma ampla gama de atividades de orientação vocacional. No contra turno, a pedido de alguns educandos, sempre houve ações esporádicas de aulas preparatórias para o ENEM, o convite para antigos alunos falarem sobre suas experiências profissionais, um apoio para as inscrições no ENEM, no PAS/UnB e a organização de viagens pedagógicas para IES (Instituições de Ensino Superior) públicas, como a realizada à Feira de Profissões da UFG em Goiânia no primeiro semestre de 2019. Ainda durante a pandemia, foram lançados vários vídeos, no canal de Youtube do EHC, com profissionais falando sobre suas profissões no Projeto Mês das Profissões: https://studio.youtube.com/playlist/PLuABm7nvjDTWcIU55eibSMt1UOgO2eZVs/edit
O Surgimento do Programa Mundo Profissional e seu Plano de Ação Inicial
Em 2022, após o retorno presencial pleno dos educandos, depois do período pandêmico à distância, ocorre que houve uma movimentação docente e gestora para que houvesse uma sistematização e uma continuidade no apoio possível do EHC ao desenvolvimento inicial profissional de seus estudantes, sobretudo do Ensino Médio, com algumas ações podendo iniciar também com as turmas finais do Ensino Fundamental II. Eis que surgiu o Programa Mundo Profissional à época desenhado com o seguinte Plano de Ação:
Ação | Data | Responsável |
Mapear informações básicas sobre ENEM/ vestibular UnB FIES/SISU/PAS/ Cotas/Bolsas / Assistência Estudantil / Iniciação Científica/ Estágio / Projeto de Extensão/ – Tipos de cursos e formação: Bacharel/licenciatura/técnico/tecnólogo Graduação/pós-graduação Lato sensu: especializações Stricto sensu: Mestrado/Doutorado Concurso público – o que é preciso e como funciona? Carreira MIlitar …. tratar da importância de ter acesso a bolsas estudantis … resgatar informações levantadas pelo Sat com estudantes do Ensino Médio em 2019 | Verificar (março/abril) | Lê / Stephany |
1o Encontro com estudantes (aplicação de questionário para levantamento de dados) | Verificar (abril) | Lê / João / Stephany (durante a aula de projeto de vida) |
Ações com estudantes para ampliar acesso às informações e atender as demandas levantadas no questionário | Construir cronograma de ações | Lê / João/ profs |
Criação de acordo com demanda do Cursinho EHC Cursinho colaborativo- estudo coletivo https://medium.com/oniversidade/9-dicas-para-criar-um-poderoso-grupo-de-aprendizagem-livre-em-qualquer-%C3%A1rea-do-conhecimento-b-4ff8238f862d (Plataforma digital Proenem, Descomplica ou outras / encontros tira dúvidas com profs voluntários / aulas especiais com profs convidados – Alto, Mofra… / simulados) | Construir cronograma | Lê / João/ Profs voluntários |
Estudo de idiomas para Vestibular ( programa voluntário a distância/ cursos online/ plataforma) | Buscar parcerias | Lê / João/ Profs |
Criação do programa jovem empreendedor do campo cooperativismo e cooperativa-escola (Trazer propostas de empreendedorismo no campo – startup – aproveitando os parceiros, SEBRAE, EMPRAPA, Rede Pouso Alto). | Buscar Parcerias | João ( EMBRAPA e REDE P.A. Lelê (SEBRAE) / Stephany (SENAR (Cursos online – verificar idade) |
Rodas de conversa com ex-estudantes EHC que fazem ou fizeram universidade ( Nathalia França / Guilherme Victor – Agronegócio/ Isabela/ Artur França/ Sabrina/ Carolaine -enfermagem/ Guilherme Ed.fisica/ Claudileia – Eng. Florestal / João Lucas- Doutorado Fitopatologia-Agronomia/ Bruno – Direito / Anne Kreling – Fisioterapia) | Verificar (junho/agosto) | Lê / João / Profs |
Visitas à UNB/UFG/UEG/ IF …. Fazenda Água Limpa UNB – FAL (cursos de Agronomia e Veterinária) (para visitar UNB ciclo vacinal completo) | 2º semestre (Fazer cronograma) | Lê / João / Apoiadores |
Incentivo e apoio às inscrições Conceber Cronograma incluir – isenção ENEM / PAS I UnB | elaborar calendário | Lê / João / Profs |
Pesquisa ex estudantes EHC no site (manter contato, fortalecer os laços) | Abril em diante | Lê |
Colocar estudantes em contato com profissionais da área que ele/a pretende atuar | Abril em diante | Lê, João e Profs interessados |
Verificar como tirar RG | a partir de maio | Lê, Stephany |
Avaliação continuada retomando perguntas como “o que você conhece sobre o mundo universitário?” | final 2o semestre | Sugestão Adri |
Elaboração de currículo | 2o semestre | Material de Orientação Vocacional Seduc |
O Programa em 2023 e sua Avaliação
Continuidade e fortalecimento do programa que foi desenvolvido durante 2022 com rodas de conversa mensais com os/as jovens durante as aulas de Projeto de Vida (Ensino Médio); parcerias com profissionais nas áreas de interesse dos/das estudantes; trocas de informações via grupo de whatsapp; realização de visitas à universidades e instituições de formação superior e concepção de aulões no turno escolar.
A avaliação do Programa ocorre por meio de um questionário de levantamento de dados aplicado no início do ano e avaliação ao final do ano – ambos pelo Google formulários – para ficarem disponíveis para os demais educadores, além do dialogo constante com estudantes para as adaptações necessárias.
Entrevistas in natura (as primeiras entregues pelos educandos) feitas com:
Seguem, como indicamos em nosso post no Instagram () as entrevistas entregues pela educanda Michele – que mostrou interesse em seguir a área de design de interiores – e pelos educandos Natanael, Nayra e Géssica – na área de agronomia – contando com a parceria e colaboração fraterna, para tanto, de duas profissionais, respectivamente: a fraternista e design de interiores Denise e a engenheira Cibele.