Reforço Comportamental e Cognitivo no EHC

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As atividades de reforço no EHC podem ser executadas em grupo ou individualmente, dependendo da necessidade de cada estudante. Podem ser variadas, como: jogos da memória; palavras-cruzadas; leitura; e alfabetização.

Os trabalhos ocorrem a partir de Eixos Temáticos que dialogam com datas comemorativas como Folclore Brasileiro, Meio Ambiente e Dia da Árvore

Participam desses momentos educandos com laudos específicos, ou quando os educadores julgam que há evidências de demandas comportamentais e cognitivas para tanto. Além disse também participam desse momento os educandos dos agrupamento de Iniciação e Desenvolvimento (1º, 2º e 3º anos).

Todo esse trabalho está pautado em alguns Aspectos Filosóficos e Valores que constam no Projeto Político Pedagógico do EHC porque oportuniza o desenvolvimento de determinadas potencialidades dos educandos, baseado em estratégias psico-pedagógicas e no afeto, que respeitam a singularidade de cada educando. A seguir, partilhamos trechos do PPP do EHC (p. 7, 8 e 9):

3 – Primazia ao Desenvolvimento das Potencialidades do Educando.
No EHC, a Educação não será considerada em seu aspecto restrito para o aqui e agora: convém sempre que transborde em seus objetivos e em seus métodos, em suas concepções e em suas propostas. O educando naturalmente manifesta potencialidades singulares a partir do entrelaçamento das dimensões socioafetiva, cognitivas, biológicas, culturais, históricas e espirituais que constituem o funcionamento humano integral. As situações de ensino-aprendizagem, organizadas responsável e pedagogicamente, deverão promover as manifestações dessas potencialidades e desenvolvê-las.

4 – O Afeto Pedagógico na Formação do Caráter do Educando.
Ansiosos por aprender e agir, por expandirem-se em energia e afetividade, a criança e o adolescente necessitam de vínculo significativo com seus familiares, pares e educadores, sendo este o principal desencadeador do engajamento na proposta educacional. Assim, o afeto pedagógico não é invasivo, por isso é não-violento. Jamais fere, humilha; ao contrário, respeita, convida, enternece, conquista. Mas, por outro lado, é enérgico e forte, ativo e corajoso, jamais negligente ou permissivo, a fim de conseguir mobilizar as vontades dormentes e lançá-las rumo às conquistas verdadeiramente renovadoras.
A afetividade esclarecida, fundada no desejo real de evolução da criança e do adolescente e no reconhecimento do estágio de desenvolvimento em que se encontram é a postura basilar que evita a crítica ofensiva, a ajuda humilhante, a orientação depreciativa e o descaso pela omissão.
Cabe à Educação o papel de nortear o educando esclarecendo e amparando a construção do seu caráter, para que as escolhas sejam realmente conscientes e libertadoras. A felicidade do educando não está na satisfação de seus caprichos, no mimo às suas tendências negativas, mas na contribuição efetiva para a sua realização integral.

5 – O Respeito e a Fraternidade na Base das Relações Humanas.
Todos as pessoas são semelhantes, detentoras dos mesmos direitos e deveres perante a vida, com idêntica natureza espiritual, biológica e social; mas todos são diferentes pela sua singularidade. Assim, o respeito, a fraternidade e a compreensão devem pautar as relações humanas e será praticado de forma ampla para com todos, independente da função que desempenhem, a fim de compreendermos que a liberdade individual termina onde começa a liberdade do outro.